(51) 98531-3123
13080@marcelosgarbossa.com.br

QUEM É MARCELO SGARBOSSA

Marcelo é advogado, ciclista profissional, militante das causas sociais e membro do Coletivo Cidade Mais Humana pelo qual foi eleito vereador em Porto Alegre por dois mandatos. Atua na defesa de um novo modelo urbano para construir cidades mais humanas a partir de práticas e políticas públicas que garantam maior qualidade de vida. Com grande capacidade de diálogo sem abrir mão de suas posições, atua com desenvoltura e firmeza em temas do direito à cidade com justiça social.

 

ATITUDE E COERÊNCIA

Marcelo tem a bicicleta como símbolo de atuação política de práticas mais humanas e sustentáveis. As ideias que defende nos espaços de atuação são reflexos das suas práticas cotidianas na vida pública e privada. A coerência entre o que defende, faz e pratica. Numa palavra: atitude.

 

CICLISTA PROFISSIONAL E ATIVISTA

Foi ciclista profissional, tem 30 anos de carreira no esporte, representou o Estado em campeonatos nacionais e internacionais, sendo campeão gaúcho e brasileiro por duas vezes. Participou de três campeonatos mundiais e foi campeão de ciclismo na Itália, onde competiu por cinco anos. Desde 2017 é vice-presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC).
Como cicloativista, sempre apoiou movimentos e manifestações ligadas à bicicleta como fator de transformação.

 

DOUTOR EM DIREITO

É advogado, especialista em Direitos Humanos, mestre em Análise de Políticas Públicas pela Universidade de Turim (Itália) e doutor em Direito pela Ufrgs. Foi professor universitário de Direito, atuou em organizações não governamentais e também no serviço público nos governos federal e estadual dedicando-se à defesa dos direitos das minorias.

 

VEREADOR DA BICICLETA

Como vereador, tem destacada atuação na qualificação do transporte público e pela mobilidade urbana sustentável, com incentivo ao uso da bicicleta e ampliação de ciclovias, sendo conhecido como o vereador da bicicleta. Apresentou mais de 120 projetos e é um dos legisladores que menos utiliza os recursos da Câmara.
Atua pela ocupação e qualificação dos espaços públicos propondo mais áreas de lazer para transformar as ruas em ambientes seguros para incentivar a convivência.

 

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Trabalha pela preservação ambiental, incentiva o consumo consciente, pelo uso de energias renováveis, atua pelo direito humano à alimentação saudável, proteção e defesa do bem-estar animal, direito à moradia digna e luta pela igualdade racial e de gênero.
Aprovou a lei que prevê 50% de alimentos orgânicos na alimentação escolar em Porto Alegre. Também garantiu o trabalho dos catadores carrinheiros até 2020, assegurando sustento a milhares de famílias.

 

TRABALHO POR JUSTIÇA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Coordenou o Instituto de Acesso à Justiça (IAJ), onde teve destacados projetos na defesa da infância e juventude. Fundou o Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), organização destinada a estudar e difundir conhecimentos relativos às políticas públicas.

 

ATUAÇÃO PÚBLICA DESTACADA

Atuou no Ministério da Justiça, em Brasília, durante o governo Lula, como coordenador-geral de Democratização do Acesso à Justiça. Junto com o então ministro Tarso Genro, contribuiu para a efetivação do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Foi também corregedor-geral da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), no Governo do RS, na gestão de Tarso Genro.

 

ATIVISMO INTERNACIONAL

Com cidadania italiana, é presidente do Círcolo do Partido Democrático Italiano em Porto Alegre, espaço onde estimula a participação cidadã de todos os descendentes no Rio Grande do Sul.

PROPOSTAS

Compromissos com a qualidade de vida no Rio Grande do Sul.

Bicicleta

Criar políticas públicas para incentivar o uso como meio de transporte e promover ações de proteção a quem pedala. Fortalecer a prática esportiva do ciclismo em todas as suas modalidades.

Transporte Público

Lutar por tarifa justa e pela qualidade do serviço com ações que ampliem a acessibilidade e a intermodalidade.

Meio Ambiente

Defesa da água pública, incentivo à agroecologia, compostagem e reciclagem, hortas urbanas e feiras ecológicas; redução do uso do plástico e de agrotóxicos e ampliação do uso de energias renováveis.

Direito à Cidade

Incentivar a ocupação dos espaços públicos para as pessoas; defesa da reforma urbana e acesso à moradia para todas as famílias.

Cidadania

Ampliar as ações de reparação social, com ações afirmativas e de promoção da igualdade.

Soberania Alimentar

Defender o direito humano à alimentação saudável e livre de venenos químicos. Propor ações de combate ao desperdício de comida.

Transparência

Controle de gastos do setor público e incentivo ao uso das ferramentas de participação popular e democracia digital.

Direitos Humanos

Apoiar ações e movimentos coletivos de resistência aos retrocessos;  propor e apoiar programas e políticas pela cultura de direitos e igualdade; fortalecer o Conselho Estadual de Direitos Humanos no combate às violações da dignidade humana.

Democracia Digital

Fortalecer a criação de ferramentas de transparência e participação digital na definição e acompanhamento de políticas públicas; promover a inclusão digital e acesso público à internet.

APOIADORES

“Eu apoio o Marcelo porque ele representa as novas pautas da sociedade, sem perder a essência das lutas populares.”

Caleb de Oliveira - Ex-secretário de Infraestrutura do RS

“Eu apoio o Sgarbossa porque tenho acompanhado sua atuação como vereador faz uns quatro anos e sinto que ele me representa muito bem. Protagoniza pautas importantes, como a da mobilidade urbana, e é um exemplo de coerência e seriedade na atuação como parlamentar. Além disso, seu mandato é transparente e aberto à participação dos cidadãos, com os quais ele permanece em constante diálogo”.

Frederico Viana - Professor

"Conheci o Marcelo em 2012, meses antes da campanha para vereador. Desde sempre ele é esse cara acessível que tem o dom de escutar as pessoas e transformar os desafios em soluções. Com a sua postura equilibrada e consistente, sei que ele fará o melhor para o nosso estado, assim como tem feito para a nossa Porto Alegre ser uma cidade mais humana. Marcelo Sgarbossa é o meu candidato para Deputado Estadual."

Janaísa Cardoso - Tatuadora e artista visual

“Voto no Marcelo Sgarbossa pela forte identificação com suas bandeiras, suas lutas e pelo reconhecimento da sua trajetória. O RS precisa de uma voz que defenda o direito à cidade, à inclusão, à diversidade. Defenda o nosso meio ambiente e os nossos direitos.”

Pedro Araújo - Arquiteto, mestre em planejamento urbano e regional

"Conheço o Sgarbossa de longa data, desde que fomos colegas na faculdade de Direito, abraçamos muitas lutas estudantis e sociais desde o final da década de 90. Acredito e confio muito nas lutas e engajamentos do amigo e vereador Sgarbossa por uma cidade para todos, com o ser humano na prioridade das políticas públicas. Como deputado estadual certamente irá ampliar essas demandas, que muito são necessárias aos gaúchos, para todo o Rio Grande do Sul."

Fernando Ungaretti - Advogado

"Marcelo tem sido um grande lutador das causas ambientais. Como deputado estadual estará na linha de frente pela agroecologia e na luta por uma agricultura livres de agrotóxicos e transgênicos."

Jairo Menegaz - Ecologista, Analista Ambiental do Ibama

“Existem condições indispensáveis ao exercício parlamentar: ética, comprometimento e determinação. Em tempos sombrios de golpe e de desmantelamento dos direitos sociais, a defesa abnegada dos direitos humanos, a democratização dos espaços públicos e a mobilidade urbana são bandeiras necessárias, cuja defesa deve ser garantida. Tenho convicção de que o Marcelo reúne tais condições e o fará com competência e responsabilidade.”

Patrícia Couto - Ouvidora da Defensoria Pública do RS

“Votar em Marcelo Sgarbossa é garantir a luta para que tod@s, de forma equitativa, tenhamos direito à cidadania. É dizer um grande não ao fascismo!”

Henrique Nardi - Ativista dos direitos humanos

"Com o Marcelo deputado estadual vamos pedalar essa cambada da velha política."

Romarko Azevedo - Advogado

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider

APOIE

Apoie a candidatura do Marcelo Sgarbossa a deputado estadual ajudando financeiramente e com mobilização para o voto.

Contribua doando qualquer valor

Uma novidade nessa eleição é o financiamento coletivo para campanha, a vakinha digital.  Convidamos você a doar qualquer valor para apoiar nossas ideias e transformar o Rio Grande num território mais humano e sustentável.

CONTRIBUA

Seja um pedal de apoio

Nossa força é coletiva. Apoie a candidatura do Marcelo mobilizando suas redes para votar no deputado da bicicleta.
Fazer uma foto e/ou gravar um depoimento de apoio à candidatura do Marcelo.
Dizer para pessoas de sua relação que irá votar no Marcelo.
Convidar as pessoas para votarem no Marcelo.
Divulgar as propostas do Marcelo nas suas redes sociais.
Distribuir materiais nas ruas, escolas, universidades, feiras, etc.
Organizar atividades com público específico de apoio.
Adesivar carro, bicicleta, casa, computador…

CADASTRE-SE

COMPARTILHE
NOSSOS MATERIAIS DE CAMPANHA

FEDERAIS

Marcelo Sgarbossa e David Almansa

SAIBA MAIS

Marcelo Sgarbossa e Bohn Gass

SAIBA MAIS

Marcelo Sgarbossa e Claudir Nespolo

SAIBA MAIS

Marcelo Sgarbossa e Henrique Fontana

SAIBA MAIS

Marcelo Sgarbossa e Ivan Duarte

SAIBA MAIS

Marcelo Sgarbossa e Dionilso Marcon

SAIBA MAIS

Marcelo Sgarbossa e Paola Carvalho

SAIBA MAIS

Marcelo Sgarbossa e Paulo Pimenta

SAIBA MAIS

Marcelo Sgarbossa e Maria do Rosário

SAIBA MAIS

CADASTRO

Cadastre-se e fique por dentro do que acontece na campanha do Marcelo Sgarbossa.

WhatsApp chat