Cultura e Lazer

CULTURA, ESPORTE E LAZER

Cultura, esporte e lazer por toda a cidade

Nossos dois mandatos sempre se pautaram pelo apoio à livre manifestação cultural, combate à censura e ao obscurantismo, ampliação e qualificação de espaços culturais, de esporte e lazer.

Continuaremos firmes na defesa da ampliação de recursos públicos para que a população tenha o direito de usufruir de uma cidade viva, humana, igualitária e participativa.

Nossa cidade já transbordou cultura, mas nos últimos anos a oferta de atividades e espaços na periferia tem diminuído muito. Com o esporte e o lazer não é diferente, nem mais Secretaria de Esportes temos.

Porto Alegre precisa mudar e iniciar um caminho novo, um novo ciclo, para que a cultura, o turismo e o esporte sejam elementos de uma cadeia produtiva de revitalização e integração da cidade.

Agora é mudança. Agora é Manuela Prefeita e Rossetto Vice!

Leia as propostas no Programa de Governo
Cidade Viva! Humana, igualitária e participativa Cultura, esporte e lazer por toda a cidade Cidade Viva! Humana, igualitária e participativa

Nosso mandato retomará a tramitação dos projetos ainda não aprovados e seguirá defendendo a ocupação dos espaços públicos, com atividades esportivas e manifestações culturais, como necessária para uma cidade mais humana.

NOSSOS PROJETOS: 

Programa Rua de Convivência: Projeto para incentivar intervenções urbanas com atividades recreativas, culturais, esportivas e de lazer nos domingos e feriados. Fomentar a ocupação da rua como espaço público de convívio social, com limitação de trânsito para veículos automotores em dias e horários preestabelecidos.

Liberdade aos artistas de rua: Projeto coletivo que retira proibição de apresentações públicas e assegura o direito do artista apresentar-se em ruas, parques e praças, garantindo acesso inclusivo e democrático à arte pública de performance.

Miniparques urbanos: Nosso projeto prevê instalação temporária de parklets, expandindo o passeio público, como uma vaga de estacionamento de automóveis na rua ou no final de um beco sem saída, em plataformas com função recreativa ou de manifestação artística equipada com elementos de mobiliário, tais como bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, aparelhos para exercícios físicos e paraciclo. Ruas mais amigáveis por meio da conversão de áreas subutilizadas, residuais ou de estacionamento promovendo convivência, e ao mesmo tempo, fortalecendo o comércio local, com inovação urbanística.

Ruas da comunidade: Define que a denominação de logradouros públicos deve ser prerrogativa da comunidade, retirando a função dos parlamentares como proponentes, permitindo que a denominação esteja adequada ao desejo dos moradores.

Avenida Baltazar para lazer: Indica ao Executivo que o corredor da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia seja fechada ao trânsito de veículos das 8h às 18h30 aos domingos e feriados favorecendo o esporte, lazer e recreação.

Bibliotecas em horários alternativos: Sugere ao Executivo instituir horários diferenciados na rede pública de bibliotecas, examinando a viabilidade de abertura noturna e final de semana a quem não tem disponibilidade no horário comercial.

Enxadrismo no calendário: Inclui a Semana Municipal do Enxadrismo no calendário de datas comemorativas e de conscientização do município incluindo o dia 19 de novembro na efeméride.

Fomento para exposições e manifestações: Convite e disponibilização aos artistas, fotógrafos, cartunistas, escolas e organizações para demonstrarem seus trabalhos e criações em temporadas nas diferentes áreas do Legislativo Municipal. Liberação do Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal para maior número e diversificação de apresentações anuais.

Muralismo e grafite como valor cultural: Projeto nosso reconhece as práticas do grafite e do muralismo como manifestações artísticas de valor cultural, sem conteúdo publicitário e realizadas para valorizar o patrimônio público e privado e de embelezar a paisagem urbana.

Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, ao Lazer e à Recreação: Presidimos esta Frente, criada para assegurar políticas públicas e recriação da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação, extinta na atual gestão. Queremos assegurar profissionais permanentes nas atividades regulares de 30 práticas desportivas e de lazer desenvolvidas nas 18 unidades recreativas nos centros comunitários, parques e praças, além de espaços públicos como a orla e avenidas.

Tombamento do CETE: Propomos garantir que a sede do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE) – no prédio e área no bairro Menino Deus, ativos desde 1963 – componha a lista de patrimônio material e imaterial. A proposta busca preservar esse espaço público e salvaguardar o patrimônio cultural de Porto Alegre. É referência em preparação esportiva e um dos locais escolhidos para o treinamento dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos, com cinco centros de treinamento.

Tombamento da sede do Jardim Botânico: Projeto propõe integrar a área ao Patrimônio Cultural e Histórico do Município de Porto Alegre. Busca preservar e conservar aquela área, na rua Dr. Salvador França 1427, importante pulmão verde da Capital e um dos locais mais aprazíveis da cidade. São 39 hectares, com oito mil exemplares de 650 espécies da flora nativa com grande acervo da flora regional e um dos cinco maiores jardins botânicos do Brasil.

Estímulo à prática esportiva com bicicleta: Prevê destinação de 20% do montante arrecadado com multas de trânsito para a construção, reforma e manutenção de estruturas físicas para a prática de esporte com bicicleta.

Viabilizar velódromo: Inclui no Plano Diretor Ciclovário a construção de pistas de ciclismo, reforma e manutenção de estruturas físicas para a prática de esportes com bicicleta. Para tal, articulamos emenda parlamentar com o deputado federal Henrique Fontana.

Autoriza circular fora de ciclovias em maior velocidade: Permite que ciclistas em treinamento ou em velocidade igual ou superior a 20km/h possam circular fora de ciclovias e ciclofaixas.

Áreas de proteção para ciclistas de competição: Busca garantir mais segurança para ciclistas em treinamento.

Renda aos artistas na pandemia: Apoio e articulação para assegurar recursos públicos aos artistas no período da pandemia pelo coronavírus.

WhatsApp chat